By Friends of Angola
A Friends of Angola (FoA), organização não governamental sediada em Washington DC, solicitou mais transparência aos fundos que o Banco Mundial tem vindo a emprestar ao governo angolano com o objectivo de financiar projectos de segurança social e água.
A FoA também solicitou mais informações sobre as partes interessadas com as quais o Banco Mundial tem estado a consultar sobre os projectos em Angola, para além do governo angolano. A principal preocupação da FoA é a falta de informação em relação aos fundos e projectos que o Banco Mundial está planejando implementar em Angola. Ao contrário dos acordos e projectos chineses opacos em Angola, a FoA espera que o Banco Mundial seja mais aberto com o seus projectos em Angola.
A FoA tentou por várias vias obter mais informações sobre o empréstimo e os projectos que estão a ser implementados em Angola, mas o escritório do Banco Mundial em Angola e em Washignton, DC ainda não responderam ao pedido.
A FoA gostaria de lembrar ao Banco Mundial que o preço que muitos angolanos pagaram e continuam a pagar como resultado da corrupção e lavagem de dinheiro é uma ameaça à humanidade e aos valores da democracia em Angola e em todo o mundo.
Atenciosamente,
Washington, DC. 10 de Junho de 2019
Florindo Chivucute
Executive Director
Friends of Angola