Friends of Angola

O docente universitário Nuno Álvaro Dala, refere que o que pode ocorrer em Angola caso o poder não “mude de mãos” é uma “sucessão e não transição”. Segundo Nuno, “a transição significa sair de uma situação negativa para positiva”. No caso de concreto de Angola, continua o activista, “é o país sair do ponto em…

Uma sondagem feita pela organização da sociedade civil Friends of Angola (FoA), sedeada nos Estados Unidos da América, aponta que, caso as eleições previstas para este ano sejam justas, a coligação eleitoral CASA vence o pleito. A sondagem durou um mês – de Dezembro de 2016 a Janeiro do ano em curso -, e atribui…

Estácio da Silva Miranda é angolano licenciado e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, onde reside, e um dos 20 subscritores de uma carta dirigida à embaixada de Angola em Portugal onde se exige respeito e cumprimento do direito ao voto por parte de angolanos que se encontram na…

O activista Gika Tetembwa faz parte do grupo de 20 angolanos que subscreveram e endereçaram uma carta ao consulado-geral de Angola na Inglaterra no dia 23 de Janeiro, segunda-feira, onde exigem que estejam reunidas as condições para que os residentes naquele país votem nas eleições gerais previstas para 2017. “O vice-cônsul, responsável pelas comunidades angolanas…

O presidente do maior partido da oposição em Angola, Isaías Samakuva, está nos Estados Unidos da América para presenciar a tomada de posse do novo presidente norte-americano Donald Trump. A Rádio Angola contactou o político e em exclusivo concedeu uma entrevista onde fala sobre as eleições que se avizinham em Angola, com realce para o…

Comunicação aos Eurodeputados em Bruxelas, aos 11 de Janeiro de 2017 Tema: “Governação e dos Direitos Humanos em Angola.”[1] Orador: José Marcos Mavungo (Activista Cívico dos Direitos Humanos e membro da Sociedade Civil de Cabinda) lustres Euro parlamentares, Minhas Senhoras e meus Senhores, Permitam-me desde já saudar e agradecer a Eurodeputada da Subcomissão dos Direitos…

Vimos por este meio informar todos os Angolanos residentes na diáspora que está a decorrer uma campanha de recolha de assinaturas para exigir a garantia do direito ao voto da diáspora. Os interessados devem enviar o seu nome e país de residência para o seguinte e-mail: [email protected] Minhas informações serão partilhadas com terceiros? É importante…

Declaração O assassínio de Weza e a banal Diante da morte de Weza, o regime angolano reconfirma a banalização do mal e por conseguinte da vida. Reafirma igualmente a falta de compromisso com a segurança dos angolanos, em especial das mulheres, multiplamente vítimas: na família, na escola, na igreja e na sociedade. Os argumentos anteriormente…

Exmos Senhores, A Ordem dos Advogados de Portugal recebeu ontem, 5 de Janeiro de 2017, em Lisboa os ativistas Luaty Beirão e José Marcos Mavungo, para lhes agradecer a coragem, e ofereceu apoio ao advogado de Cabinda Arão Bula Tempo, que considera alvo de “perseguição”. A bastonária da OA, Elina Fraga, que presidiu à sessão,…

O Comité para a Protecção dos Jornalistas tem organizado anualmente um relatório onde aponta os 10 piores inimigos da imprensa no mundo. Relativo ao ano 2016, o CPJ divulgou no seu sítio na internet uma análise sobre jornalistas presos em todo mundo que nos serve de base para percebermos o quanto jornalistas ainda são encarados…