Friends of Angola

Rádio Angola (RA): O activista cívico, Dago Nível Intelecto, está a cumprir uma pena de prisão efetiva de oito meses. Proferida pelo juiz Januário Domingos, em Março do corrente ano. Foi acusado do crime de injúria contra o tribunal.

De acordo com o pronunciamento do advogado, Zola Bambi, à Rádio Angola, esta pena é desproporcional. Não é lógica, do ponto de vista da racionalidade jurídico-penal.

“As suas palavras em pleno julgamento não ofendem tanto a soberania do tribunal. Foi absurdo e aberrante a sua condenação”, afirmou o causídico.

“Já estamos a trabalhar legalmente para a sua libertação. Neste momento estamos focados no pedido de liberdade condicional, em virtude de estar prestes a concluir a metade da pena”, disse.
Sendo que o juiz está a ser questionado pelos excessos, tanto pela sociedade quanto pelo tribunal supremo que propôs um processo disciplinar contra ele, pela natureza injustiça da pena, a RA questionou ao advogado: em vez da liberdade provisória, sendo uma pena injusta porque não lutar pela anulação da acusação. E iliba-lo totalmente da acusação aberrante?

A resposta foi que tecnicamente, nesta fase não vê caminhos para tal possibilidade. Mas não deixou de afirmar que tal pena “demonstra que muitos usam as instituições de justiça para interesses pessoais.” E disse ainda, que “estamos confiantes de que o jovem será libertado. Acreditamos.”

Mensagem final: “Agradecemos o esforço daqueles que lutam por uma boa Angola. Precisa-se continuar a consciencializar os cidadãos para exigirem e fazer valer os seus direitos, quando são atropelados”.

Ouça a entrevista da Rádio Angola, conduzida por Florindo: http://www.blogtalkradio.com/radioangola/2016/07/15/mandar-o-dago-na-priso-foi-aberrao-e-excessivo-afirma-o-advogado

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

CategoryFoA