Image: iWP
A todos os Chefes Executivos
na indústria petrolífera, do gás e da mineração em Angola
Washington, D.C., 20 de janeiro de 2021
CC:
Comissão dos Assuntos Externos da Câmara dos Estados Unidos
Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos
Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu
Caros Chefes Executivos,
Durante décadas, a indústria extrativa (petróleo, gás e mineração) em Angola tem desempenhado um papel importante na economia angolana, mas os cidadãos locais têm visto poucos benefícios dentro das suas comunidades.
Pedimos a todas as empresas de petróleo, gás e mineração;
1) Pôr em prática a responsabilidade social das empresas que muito reclamam nas suas declarações diárias, websites e carteira de empresas;
(2) Ser mais transparente na forma como os fundos destinados aos projetos sociais são afectados;
(3) Trabalhar com membros das comunidades, incluindo as ONG, para a execução de projectos com impacto positivo na vida das pessoas;
(4) Ter em conta o impacto social e ambiental das atividades das empresas nas comunidades locais;
(5) Pôr fim a décadas de acordos opacos que alimentaram a corrupção, o branqueamento de capitais, a evasão fiscal e que beneficiaram apenas uma pequena elite em Angola.
Vários angolanos perderam a vida, centenas de milhares continuam a viver sem acesso à educação, serviços médicos, emprego e muitos foram forçados a emigrar para a Europa e Estados Unidos devido à corrupção endémica e à falta detransparência em Angola. O preço que muitos angolanos pagaram e continuam a pagar como resultado da corrupção, do branqueamento de capitais e da falta de transparência não é apenas uma questão moral, é uma ameaça à humanidade e aos valores democráticos.
Acreditamos que o lucro e a manutenção da responsabilidade social das empresas não são mutuamente exclusivos. É possível obter lucro e ter um impacto social positivo nas comunidades locais.
Friends of Angola (FoA) é uma organização não-governamental internacional de Estatuto Consultivo Especial com o (ou “no”?) Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), sediado em Washington D.C., trabalhando para trazer a democracia e o desenvolvimento para Angola.
Sinceramente,
Florindo Chivucute
Diretor Executivo
Friends of Angola